Pesquisa

sábado, 15 de dezembro de 2012

As propriedades nutricionais do PÓLEN

O pólen são minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas. É uns dos alimentos mais completos da natureza, sendo a principal fonte de alimentação das abelhas.

No pólen são encontrados todos os aminoácidos, tanto os essenciais para a saúde humana, quanto os não essenciais. Além disso, o pólen também contém lipídios, porém são gorduras boas e com propriedades antioxidantes.  Ainda é rico em três vitaminas antioxidantes: A, C e E, e também é riquíssimo em vitaminas do complexo B, contendo as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e colina.

Este alimento ainda contém a vitamina P. O consumo desta vitamina está associado ao fortalecimento de artérias, veias e capilares, sendo importante para a prevenção de doenças cardiovasculares e também auxiliar na absorção e uso eficiente da vitamina C, impedindo que esta seja destruída pela oxidação – o que auxilia a manter a imunidade contra agentes agressores mais fortalecida.

No pólen são também encontrados oligo-minerais que são aqueles elementos químicos que o corpo humano precisa em quantidades muito pequenas. Alguns oligo-minerais encontrados no pólen são: titânio, níquel, cobalto e silício. Além dos oligo-minerais, há traços dos minerais: ferro, iodo, cobre, zinco, manganês, selênio e molibdênio.

O pólen ainda auxilia as mulheres no período da menopausa, podendo reduzir os sintomas de calorão, devido sua alta taxa de compostos flavonóides. Pode ainda ajudar a combater o colesterol, a anemia, a regular a flora intestinal e a melhorar a oxigenação do sangue.

Outro importante produto fabricado com pólen é a geleia real. Também estimula o funcionamento de todos os órgãos internos, melhorando, inclusive, o desempenho sexual. Tem valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja. Possui propriedade antioxidante, antianêmica e auxiliar no tratamento preventivo da prostatite. Pode ser utilizado no tratamento de anemias profundas visto que eleva rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue.


Segue uma reportagem exibida no Globo Repórter sobre os benefícios do pólen.
Vale a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário