Pesquisa

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cranberry e seus efeitos terapêuticos

Cranberry o que é uma frutinha vermelha muito comum em regiões temperadas do globo. Extensamente cultivada nos Estados Unidos e Canadá, começa também ser cultivada nas regiões temperadas do hemisfério sul, nos Andes.

Cranberry funciona como um potente antioxidante rico em protoantocianidinas. Reduz adesão bacteriana nas células do trato urinário. Previne infecções bacterianas recorrentes em mulheres.

Essa frutinha vermelha parecida com uma pequena cereja é alvo de diversas pesquisas sobre a prevenção de infecções urinárias. Os benefícios da fruta se devem à presença de uma substância chamada protoantocianidina, que impede a adesão de bactérias na parede da bexiga - principalmente a Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites femininas.
A Cranberry pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes, a fruta pode ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos.

Para aumentar a eficacia do Cramberry pode associar também ao própolis verde.
Um estudo recente realizada no Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Universidade de Montpellier na França concluiu que a associação do Cranberry e Própolis foi muito eficaz em inibir infecções urinárias recorrentes causadas pela principal bactéria causadora desse problema: a E. coli. roteliais.

Porque a associação de Cranberry e Própolis podem melhorar esse problema?

Porque os dois agem muito melhor juntos que quando usados separadamente. Isso acontece porque as bactérias não conseguem se aderir às células do sistema urinário e se reproduzir. Por isso, são eliminadas com maior facilidade quando tomamos Cranberry e Própolis juntas!

Infecções urinárias são geralmente de difícil tratamento e freqüentemente as bactérias tornam-se resistentes aos antibióticos. Por isso o índice de reincidência desse tipo de infecção é tão grande e por isso, também, novas alternativas de tratamento precisam ser estudadas e avaliadas.

O estudo da Universidade Médica de Montpellier testou a associação de Cranberry e Própolis em 5 voluntários e aplicou teste duplo cego randomizado avaliando diversas composições nos 5 pacientes com infecção urinária recorrente. Todos receberam várias associações de Cranberry e Própolis e também cápsulas de placebo. Os testes foram aplicados com intervalos de 1 semana entre um e outro. Amostras de urina foram coletadas durante todo o estudo e avaliadas.

O resultado mostrou que os pacientes tratados com Cranberry e Própolis tiveram muito menos atividade adesiva das bactérias patogênicas, em dosagens definidas.

O estudo conclui que a associação de Cranberry e Própolis é uma alternativa viável para a prevenção de infecções urinárias recorrentes devido à não adesão, diminuição da virulência e também da multiplicação da E.coli.

Referências científicas:
BMC Res Notes. 2011 Nov 29;4(1):522.
Propolis can potentialise the anti-adhesion activity of proanthocyanidins on uropathogenic Escherichia coli in the prevention of recurrent urinary tract infections.
Lavigne JP, Vitrac X, Bernard L, Bruyère F, Sotto A.
Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, U1047, Université Montpellier 1, UFR de Médecine, Chemin du Carreau de Lanes, Nîmes, France.

Nenhum comentário:

Postar um comentário