Pesquisa

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Farmacêuticos comemoram permissão para prescrição de remédios

Na última quarta-feira (25/09), Dia Internacional do Farmacêutico, os profissionais dessa área comemoraram a Resolução nº 585, publicada no Diário Oficial da União, que reconhece que eles podem prescrever medicamentos de venda livre (alguns analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios), fitoterápicos e o uso de plantas medicinais. 

A Resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013, publicada no Diário Oficial da União (Acesse aqui), regulamenta quais tipos medicamentos o farmacêutico vai poder receitar, além de afirmar que faz parte das atribuições clínicas do farmacêutico “prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional”. 

 Os que exigem a prescrição médica vão continuar sendo indicados somente por esses profissionais, assim como os antibióticos que já têm controle de venda. 

De acordo com a decisão, o farmacêutico também deve fazer a anamnese farmacêutica e verificar sinais e sintomas do paciente, além de analisar a prescrição de medicamentos nos aspectos legais e técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário