Pesquisa

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os benefícios do Café verde (Green coffee)

O grão do café de café verde possui como principais constituintes a cafeína, a teobromina e teofilina (parentes químicos da cafeína, que agem como estimulantes naturais), os taninos e flavonóides (antioxidantes) e o ácido clorogênico, onde se destaca o ácido 5 cafeoilquínico.

Finalidades terapêuticas:

Ao reduzir a absorção dos açúcares, vai obrigar o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada. É esta a estratégia do café verde para emagrecer. 
O café verde possui aproximadamente 2% de cafeína. Sua atividade está relacionada ao aumento da taxa metabólica; ao relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrintestinal e de partes vasculares; estímulo do sistema nervoso central e diurese.

Outras substâncias de grande valor encontradas no café são os ácidos clorogênicos devido sua atividade anticancerígena e ação benéfica no combate de doenças cardiovasculares, esta última característica se atribui às suas propriedades antioxidantes.

O ácido clorogênico é um composto encontrado no café. Este composto tem alguns efeitos metabólicos específicos.

O ácido clorogênico tem uma habilidade em e em alterar alguns aspectos do metabolismo da glicose.

O ácido clorogênico influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão. Para quem segue uma dieta de controle de peso, pode ser uma ajuda importante. Já a cafeína presente no Green coffee, inibe o efeito do neurotransmissor responsável por induzir o sono, estimulando assim a atenção.

O Green coffee tem cafeína, mas ajuda a baixar a tensão arterial: estudos feitos em ratos e humanos demonstraram que o ácido clorogênico, nomeadamente o ácido 5-cafeoilquínico presente no café verde, tem um efeito hipotensor.

Combate a gordura

Os estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogênico presentes no Green coffee podem diminuir a acumulação de gordura nas células (adipócitos) e quando comparado com o café torrado tem um efeito superior na prevenção do aumento de peso.

Além disso, alguns compostos deste extrato (ácido feruloilquínico e o ácido neoclorogênico) aumentam a atividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extrato de café verde pode ser utilizado na prevenção do fígado gordo.

Efeito anti-diabetes

Existem investigações que demonstram que o ácido clorogênico, em especial o ácido 5 cafeoilquínico, reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subseqüente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.

Indicações:

- Potente antioxidante;
- Emagrecedor;
- Prevenção do fígado gordo;
- Influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão;
- Diminuição da pressão arterial (efeito hipotensor);
- Inibe o efeito do neurotransmissor responsável por induzir o sono, estimulando assim a atenção;
- Aumento da taxa metabólica;
- Relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrintestinal e de partes vasculares;
- Estímulo do sistema nervoso central e diurese;
- Atividade anticancerígena e ação benéfica no combate de doenças cardiovasculares, esta última característica se atribui às suas propriedades antioxidantes.
- Reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subseqüente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.

Contra-indicações:

O Green coffee está contra-indicado para pessoas que sofram de ansiedade ou nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica e úlceras duodenais e em crianças, sobretudo se sofrerem de hiperatividade.

Referências:

- TAVARES, L.A.; FERREIRA, A.G.; Análises quali- e quantitativa de cafés comerciais via ressonância magnética nuclear, Química Nova, v.29, São Carlos, SP, 2006.
- ABRAHÃO, S.A.; PEREIRA, R.G.F.A.;LIMA, A.R.; FERREIRA, E.B.; MALTA, M.R.; Compostos bioativos em café integral e descafeinado e qualidade sensorial da bebida, Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.43, Lavras, MG, 2008.
- J Plant Physiol. 2004 Jul;161(7):879-81 Boron deficiency causes accumulation of chlorogenic acid and caffeoyl polyamine conjugates in tobacco leaves.Camacho-Cristobal JJ, Lunar L, Lafont F, Baumert A, Gonzalez-Fontes A.
- Eur J Nutr. 2004 Apr 5;:1-7. Effect of domestic cooking on human bioavailability of naringenin, chlorogenic acid, lycopene and beta-carotene in cherry tomatoes. Bugianesi R, Salucci M, Leonardi C, Ferracane R, Catasta G, Azzini E, Maiani G.

2 comentários:

  1. Green coffee pills are a popular supplement with food to loss weight effectively.These pills allows you to continue your normal diet.So that's great you don't have to skip your food.

    Thanks
    Finn Felton

    Kopi Luwak

    ResponderExcluir
  2. http://www.maniasdabeleza.com/alimentacao/emagrecer-com-cafe-verde.html

    ResponderExcluir