Pesquisa

domingo, 3 de novembro de 2013

Castanha-do-Pará pode reduzir risco de câncer de próstata


Analisando a correlação entre níveis sanguíneos do mineral Selênio e câncer de próstata, pesquisadores observaram que indivíduos que apresentaram os mais elevados níveis do mineral, chegaram a apresentar 39% menor risco de desenvolver a doença. Foram analisados 248 homens portadores do câncer e 492 pacientes considerados saudáveis.

Selênio é um mineral encontrado em alimentos como a Castanha-do-Pará, sendo de grande importância para o funcionamento de nosso sistema imunológico.

Consumir nossa castanha diariamente pode acrescentar mais um benefício a nossa saúde, mas o cuidado também deve existir para que não se cometa excessos, já que em níveis elevados o Selênio também pode trazer efeitos negativos à nossa saúde. O ideal seria o consumo regular de uma pequena quantidade da castanha. Como a absorção dos nutrientes varia de acordo com cada organismo não existe uma quantidade exata determinada para o consumo. Acredita-se que uma média de uma a três castanhas por dia seria o suficiente para se ter os benefícios sem os efeitos adversos.

Fonte: Cancer Epidemiol Biomark Prev. 2010, Sept 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário