Pesquisa

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Semente de Chia: Especialistas listam os benefícios

Quando se trata de alimentos milagrosos ou suplementos inovadores, já ouvimos de tudo: pólen de abelha, vinagre de maçã e até argila. Enquanto muitas dietas da moda vêm e vão embora, existem alguns alimentos menos conhecidos que podem trazer muitos benefícios à saúde, como é o caso das sementes de chia. Em apenas uma colher de sopa do alimento, é possível encontrar três vezes mais ferro do que no espinafre, cinco vezes o cálcio existente no leite, o dobro de potássio da banana, duas vezes mais proteína que qualquer outro grão ou semente e três vezes a quantidade de antioxidantes de blueberries.

Como se tudo isso já não bastasse, pedimos à nutricionista Andréa Santa Rosa, que atende famosas como Angélica, Fernanda Paes Leme, Giovanna Ewbank e Fiorella Mattheis, e ao endocrinologista Alfredo Cury para listarem os benefícios da semente de chia. Confira.

Melhora os níveis de açúcar no sangue

A chia melhora a atuação da insulina nas células, facilitando sua tarefa de converter o açúcar em energia e, consequentemente, ajudando no processo de emagrecimento. Essa proteína também estimula enzimas responsáveis pela degradação de triglicérides e de “colesterol ruim”, o LDL.

Ajuda a regular o apetite, melhora o sono e o humor

Por ser rica em fibras, ela traz mais saciedade. Quanto ao sono e o humor, há estudos que dizem que o ácido graxo ômega 3, presentes em sua composição, dão mais energia e, com isso, melhoram o sono e o humor.

Contribui para dentes e ossos mais saudáveis

Tem em sua composição alto teor de cálcio, magnésio, ferro e zinco, responsáveis por ossos e dentes mais saudáveis.

Pode ajudar na perda de peso

A ingestão da semente de chia é rica em fibras. No estômago, a semente se transforma em um gel, que preenche o espaço, diminuindo a fome. Com isso, a pessoa se sente saciada por mais tempo e consegue manter uma alimentação balanceada.

É repleta de antioxidantes

A semente da chia possui em sua composição a presença do flavonoide kaempferol, além dos ácidos cafeico e clorogênico. Eles são fundamentais para evitar a formação de radicais livres no organismo.

Mais energia

As sementes da chia são calóricas e fornecem resistência e durabilidade. As fibras presentes na semente de chia dão mais saciedade e retardando a sensação de fome. Com isso, equilibram o teor de açúcar no sangue, garantindo energia e disposição ao longo do dia.

Melhor funcionamento do intestino e do metabolismo

É uma mucilaginosa, ou seja, rica em fibras solúveis e insolúveis. Estas auxiliam o trânsito intestinal, evitam a constipação e limpam o organismo. Além disso, a semente possui riboflavina, tiamina e niacina, conjunto de vitaminas do complexo B que atuam no metabolismo celular e contribuem para que todo o organismo funcione melhor.

Prevenção de doenças

Possuem alta concentração de ômega-3, auxiliando no bem estar do cérebro. Além disso, também funciona como anti-inflamatório e pode ajudar a combater a depressão, diabetes, obesidade e artrite.

Por: Ego

Nenhum comentário:

Postar um comentário